Sim existe mais de uma forma de instalar o WordPress e neste artigo eu separei as melhores, as mais simples e que eu sei.

Onde instalar o WordPress?

Para começar existem diversas maneiras de fazer a instalação do WordPress, mas existem três locais que geralmente vamos precisar de instalar o WordPress e são:

  • Na sua máquina: é bom ter um WordPress no seu PC para isso, pois ai você já pode testar antes de publicar online ou simplesmente para testar e estudar.
  • Na sua hospedagem: eu vou chutar mais pelo menos 85% das hospedagens terá um instalador automatico para o WordPress, mesmo se não tiver é possível se na hospedagem suportar um banco de dados SQL e ter um versão do PHP instalada.
  • Em sua VPS. Uma VPS é um servidor virtual só seu este é o terceiro lugar, mas sobre hospedagem e VPS tem outra aula que vamos abordar esse assunto.

Agora vamos ao que interessa as formas de instalar o WordPress.

Local WP – A forma mais simples de usar o WordPress em seu PC.

LocalWP é uma aplicação de software que permite criar e gerenciar sites WordPress localmente, no seu próprio computador. Ele fornece um ambiente de desenvolvimento seguro e isolado, onde você pode experimentar sem afetar seu site ao vivo. Ele inclui recursos como a capacidade de criar instantaneamente um novo site WordPress e muito mais.

No vídeo abaixo temos uma demostração de como instalar e usar no seu PC, é 100% gratuito.

Apesar de ser uma ferramentas bem simples de usar ela é bem poderosa e gravei uma aula completa caso queira ir mais a fundo.

Instalando o WordPress na sua hospedagem

Como mencionei acima instalar o WordPress em sua hospedagem é bem simples, pois a grande maioria tem o seu instalador, dentre as mais diversas formas o cPanel é uma ferramenta muito popular que vem em diversas hospedagens no vídeo abaixo vamos instalar o WordPress usando a napoleon a hospedagem que eu recomendo aqui.

Tá bom e se acontecer de não ter um instalador em minha hospedagem?

Neste vídeo abaixo eu te mostro como instalar o WordPress usando o Xamp, você pode fazer o mesmo processo em sua hospedagem mas sem instalar o Xamp. Então isso é mais avançado se ficar alguma dúvida deixa nos comentários ou pede uma aula. (Não recomendo fazer desta forma em uma hospedagem use assim em sua máquina se não conseuguir de nenhuma forma instalar o LocalWP.)

Instalando o WordPress em uma VPS.

Isso aqui merce uma aula a parte, pois não é tão simples, mas vou deixar aqui como eu faço isso hoje em dia, que além de ser fácil é super rápido.

Xcloud host

O xcloud não é o gerenciador de jogos do xbox. Esse é um serviço que conecta a sua VPS e você praticamente em um painel de administração em sua VPS, simples assim.

Em breve vou criar uma aula completa desta solução, mas abaixo você já pode acessar o site para ver:

Existem também outras formas de você gerenciar sua VPS, instalando paineis como o AApanel e outros, mas aqui é só uma introdução que vai nos ajudar a responder a pergunta mais importante:

Onde hospedar o meu site WordPress?

Depende! Depende vai ser a resposta mais comum do Hub, pois o objetivo aqui é criar uma central de conteúdos contextualizadas.

Então antes de responder onde hospedar, devemos responder:

Sobre o que é meu site? Tamanho do meu site? Quantidade de visitas? Quanto quero investir por ano? Proposito do site e o que eu espero dele?

Então agora responda essas perguntas nos comentários que eu digo qual é a melhor hospedagem e em seguida vá para a aula sobre hospedagens de sites. :)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x